22/08/2023



Guarapuava Segurança

‘Bate Grade’ encontra celulares e estoques na Cadeia de Guarapuava

Apreensão revela facilidade de acesso e comunicação com lado de fora

CELULARES CADEIA

(Foto: Polícia Civil)

A operação ‘bate grade’ que começou nas primeiras horas da manhã dessa quinta (25), na cadeia pública de Guarapuava, revelou que os presos se comunicavam com facilidade com o lado de fora da cadeia e ainda uma grande quantidade de armas brancas artesanais.

A polícia encontrou durante a vistoria pelo menos 84 celulares, carregadores, fones de ouvido, baterias, drogas, estiletes e dezenas de estoques – facas improvisadas com ponta afiada, feitas de materiais diversos. Também foi encontrada uma barra grande de ferro.

(Foto: Polícia Civil)

A procura de objetos e materiais dentro das celas é rotineira por parte do Setor de Operações Especiais (SOE), ligado ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). A 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, tem a sede compartilhada com a carceragem, que abriga cerca de 400 presos em uma estrutura construída para 166 presos.

(Foto: Polícia Civil)

A pergunta que fica é como todo esse material foi parar dentro da cadeia? Na última operação ‘bate grade’ no dia 18 de fevereiro, foram pegos 100 celulares, drogas e buracos que facilitariam possíveis fugas na cadeia.

As denúncias de maus tratos durante o ‘bate grade’ foram negadas pelo Depen, e segundo a assessoria de comunicação do departamento ninguém ficou ferido.

(Foto: Polícia Civil)

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo