Já pensou ter um dinheirinho esquecido no banco? Para descobrir isso o Banco Central (BC) liberou novamente o acesso ao resgate de dinheiro ‘esquecido’. No entanto é obrigatório que os usuários tenham cadastro em conta gov.br tipo ‘ouro ou prata’, que exige maior nível de segurança.
Para fazer a consulta inicial, basta informar o CPF ou CNPJ. Mas aqueles que tiverem valores esquecidos vão precisar fazer um cadastro pelo site Acesso ou pelo aplicativo gov.br. Em seguida, conforme o BC o resgate dos valores será agendado em data e período.
O cidadão precisará de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrado.
De acordo com o Banco Central o login nível “prata” ou “ouro” reque maior nível de segurança, como reconhecimento facial, permitindo o acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis.
PASSO A PASSO
Os usuários devem acessar o sistema Valores a Receber. Em seguida, precisa inserir no campo indicado o número do CPF, no caso das pessoas físicas, ou CNPJ para empresas. A página informará uma data para consultar os valores e solicitar o saque. Por fim, na data informada, basta o cliente retornar na página e usar o login criado anteriormente.
Ao fazer o login no gov.br, o cidadão já é informado do nível da conta. Para aumentar o usuário deve seguir algumas instruções ou entrar em ‘Privacidade/Selos de Confiabilidade’.
NÍVEL PRATA
O BC explica que para obter o nível prata, necessita-se validação facial pelo aplicativo gov.br. Assim o sistema faz a conferência da foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH). Além disso é necessário confirmação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado. Já servidores públicos federais, terão dados analisados no SIGEPE.
NÍVEL OURO
Já para obter o nível máximo de segurança, o usuário pode fazer validação facial pelo aplicativo gov.br. Assim é feito a conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral. Em seguida ocorre a validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
RESGATE DOS VALORES
Contudo, a devolução deve começar somente a partir de 7 março. Conforme o Banco Central, apenas depois de acessar o sistema que a instituição financeira escolhida entrará em contato para fazer a transferência. Isso se o usuário pedir o resgate sem indicar uma chave Pix.
Ainda de acordo com BC, os clientes poderão acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento. Por fim, caso o cidadão perca a data marcada, ele pode receber um novo agendamento para pedir o resgate.
(*Com informações Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.