22/08/2023


Brasil Cotidiano Economia

BC libera compra pelo WhatsApp com cartões Mastercard e Visa

O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação no Programa Facebook Pay, o sistema de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens

whatsapp

O BC destacou que não há mais impedimentos regulatórios para transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir de agora portadores de cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard vão poder fazer compras por meio do WhatsApp. O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação no Programa Facebook Pay, o sistema de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.

Conforme a Agência Brasil, em março de 2021, as duas operadoras, Visa e Mastercard, tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Desde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.

Em nota o Banco Central destacou que não há mais impedimentos regulatórios para transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). “Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”.

ADESÃO

A adesão de novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) interessadas em participar do Facebook Pay continua aberta. Desse modo, assim que aprovados, os novos participantes da ferramenta devem esperar um mês para começar a operar transações pelo WhatsApp. Segundo o BC, o prazo se faz necessário para preservar a concorrência no mercado de meios de pagamento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo