Um momento histórico para o Hospital São Vicente, em Guarapuava, ocorre com a alta de Lívia nesta sexta (24). A bebê desafiou todas as expectativas ao nascer com apenas 25 semanas de gestação e pesando 585 gramas. A chegada dela ao mundo, prematura e com sérias dificuldades de sobrevivência, se apresentou com um grande desafio para a equipe médica. Entretanto, o caso representa também um símbolo de superação e esperança.
Lívia veio ao mundo de parto normal, quando a mãe, moradora do Distrito de Guairacá, entrou em trabalho de parto precoce após a ruptura da bolsa. Diante da gravidade da situação, os pais levaram a bebê ao hospital e a equipe médica a encaminhou à UTI Neonatal. Começava então o enfrentamento de dias críticos, sendo entubada nas primeiras horas de vida. O risco de sobrevivência, de acordo com a equipe de médicos, era altíssimo. Considerando que a literatura médica aponta a partir da 28ª semana de gestação como a faixa em que as condições de vida de bebês prematuros são minimamente garantidas.
Sob os cuidados especializados da equipe do Hospital São Vicente, coordenada pela pediatra e neonatologista Lisiane Stroparo, Lívia passou por um tratamento intensivo e contínuo. Conforme a pediatra, a bebê acabou superando os obstáculos que a prematuridade extrema. Três meses depois, a bebê deixou a UTI Neonatal com um quadro considerado estável. Ela já respira sem o auxílio de oxigênio e mama no peito. “Um verdadeiro milagre da medicina e da dedicação da equipe médica”.
RECUPERAÇÃO E ALTA
Hoje, com 38 semanas e quatro dias de idade cronológica corrigida, Lívia já pesa dois quilos e segue o desenvolvimento com progresso constante. De acordo com a Medicina, para calcular a idade corrigida utiliza-se a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez.
Para marcar esse feito, considerado extraordinário, a equipe médica e de enfermagem organiza uma cerimônia solene. A solenidade ocorre às 10h desta sexta (24), na ala da UTI Neonatal, do Hospital São Vicente Centro (Unidade 1).
Leia outras notícias no Portal RSN.