22/08/2023


Esportes

Bernardinho apóia Rede de Atletismo Novos Talentos em Guarapuava

imagem-2855

Guarapuava – Projeto ganha apoio do Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, medalha de prata em Beijing 2008

Um dos maiores símbolos de liderança do esporte do país, o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, marcará presença no dia 12 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Prefeito Joaquim Prestes, na Seletiva I do projeto REDE Atletismo Novos Talentos, da Força e Luz do Oeste, em Guarapuava, no Paraná.
Bernardinho afirma que faz questão de participar do projeto e que tem a intenção de acompanhar mais seletivas realizadas em outros estados. “Estou encantado com a grandiosidade do projeto. Faço questão de participar. A iniciativa da Rede Energia é simplesmente fantástica e deveria servir de inspiração para outras empresas”, disse.
O técnico quer ainda conhecer mais sobre o Rede Atletismo e já pensa em parcerias com o grupo para novas iniciativas “sempre voltadas para investir no social, garimpar jovens principalmente da periferia, e incentivá-los a prática esportiva. Existem muitos talentos desperdiçados por aí”, afirmou Bernardinho.
A presença do consagrado técnico é bastante inspiradora para os participantes. Segundo o esportista, mesmo aqueles que não atingirem a marca e ficarem de fora da seletiva, devem se sentir vitoriosos, continuar treinando para futuramente ingressarem no projeto.
Segundo Dalessandro Luiz Mafei, coordenador do Centro Regional de Serviço da Empresa Força e Luz do Oeste, de Guarapuava, PR, a expectativa é grande para a Seletiva I: “ Foram 90 classificados e esperamos muita participação, dos candidatos aprovados, dos colegas das escolas e das famílias para que formem uma grande torcida. A participação será um grande incentivo para termos os nossos candidatos classificados para a próxima fase, a Seletiva 2 ou Seletiva Nacional”, disse.

Investimento
O Rede Atletismo é uma das equipes que mais investe em infraestrutura da América Latina. Esta semana, sua equipe para temporada 2009, formada por 82 atletas, foi apresentada no CNEE – Centro Nacional de Excelência Esportiva em Bragança Paulista, interior de São Paulo. O grupo já está de olho nas principais competições nacionais, no Mundial de Berlim e nos próximos dois Jogos Olímpicos: 2012 e 2016.
Fazem parte da equipe Rede Atletismo, nomes consagrados da modalidade, como o da campeã olímpica Maurren Maggi,Vicente Lenilson, Keila Costa, Jefferson Sabino, Jessé Farias de Lima, todos finalistas olímpicos, e a base do revezamento 4x100m masculino e feminino que ficou em quarto lugar nos Jogos de Beijing 2008. Também faz parte da equipe o técnico Jayme Neto.
O grupo está investindo na construção do Centro Nacional de Excelência Esportiva em Bragança Paulista, que ainda este ano, deverá ser reconhecido pela Iaaf (entidade que comando o atletismo no mundo).

Sobre Bernardinho
Formado em Economia, Bernardinho é a personificação da “escola brasileira do vôlei”. Como jogador, integrou a “geração de prata”, que popularizou o esporte no Brasil, a partir da conquista do vice campeonato Mundial, em 82, e também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 84.
Iniciou a carreira como técnico em 88, assistindo Bebeto de Freitas. Em 94, assumiu a seleção feminina, conquistando o vice-campeonato mundial, o Grand-Prix 94, o ouro no Pan Americano de Winnipeg 99 e de Santo Domingo em 2003, vice-campeonato da Copa do Mundo em 99 e bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000.
Logo depois, assume a seleção masculina. Em 23 competições, chegou a 22 finais, com 19 títulos, alguns históricos como o Mundial de 2002 e o Bi em 2006, a Copa do Mundo em 2003, e o principal, o Ouro nas Olimpíadas de Athenas em 2004, o heptacampeonato da Liga Mundial na Polônia, em julho de 2007 e o Pan Americano do Rio de Janeiro. O mais recente título é a medalha de prata da seleção masculina de vôlei em Beijing 2008.
Humilde, o técnico faz questão de dividir suas conquistas com a equipe: “São vitórias da seleção. Sou o técnico, mas existe uma equipe e principalmente, os jogadores. Estes não são prêmios individuais, são coletivos”, ressalta Bernardinho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo