Guarapuava – Projeto ganha apoio do Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, medalha de prata em Beijing 2008
Um dos maiores símbolos de liderança do esporte do país, o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, marcará presença no dia 12 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Prefeito Joaquim Prestes, na Seletiva I do projeto REDE Atletismo Novos Talentos, da Força e Luz do Oeste, em Guarapuava, no Paraná.
Bernardinho afirma que faz questão de participar do projeto e que tem a intenção de acompanhar mais seletivas realizadas em outros estados. Estou encantado com a grandiosidade do projeto. Faço questão de participar. A iniciativa da Rede Energia é simplesmente fantástica e deveria servir de inspiração para outras empresas, disse.
O técnico quer ainda conhecer mais sobre o Rede Atletismo e já pensa em parcerias com o grupo para novas iniciativas sempre voltadas para investir no social, garimpar jovens principalmente da periferia, e incentivá-los a prática esportiva. Existem muitos talentos desperdiçados por aí, afirmou Bernardinho.
A presença do consagrado técnico é bastante inspiradora para os participantes. Segundo o esportista, mesmo aqueles que não atingirem a marca e ficarem de fora da seletiva, devem se sentir vitoriosos, continuar treinando para futuramente ingressarem no projeto.
Segundo Dalessandro Luiz Mafei, coordenador do Centro Regional de Serviço da Empresa Força e Luz do Oeste, de Guarapuava, PR, a expectativa é grande para a Seletiva I: Foram 90 classificados e esperamos muita participação, dos candidatos aprovados, dos colegas das escolas e das famílias para que formem uma grande torcida. A participação será um grande incentivo para termos os nossos candidatos classificados para a próxima fase, a Seletiva 2 ou Seletiva Nacional, disse.
Investimento
O Rede Atletismo é uma das equipes que mais investe em infraestrutura da América Latina. Esta semana, sua equipe para temporada 2009, formada por 82 atletas, foi apresentada no CNEE Centro Nacional de Excelência Esportiva em Bragança Paulista, interior de São Paulo. O grupo já está de olho nas principais competições nacionais, no Mundial de Berlim e nos próximos dois Jogos Olímpicos: 2012 e 2016.
Fazem parte da equipe Rede Atletismo, nomes consagrados da modalidade, como o da campeã olímpica Maurren Maggi,Vicente Lenilson, Keila Costa, Jefferson Sabino, Jessé Farias de Lima, todos finalistas olímpicos, e a base do revezamento 4x100m masculino e feminino que ficou em quarto lugar nos Jogos de Beijing 2008. Também faz parte da equipe o técnico Jayme Neto.
O grupo está investindo na construção do Centro Nacional de Excelência Esportiva em Bragança Paulista, que ainda este ano, deverá ser reconhecido pela Iaaf (entidade que comando o atletismo no mundo).
Sobre Bernardinho
Formado em Economia, Bernardinho é a personificação da escola brasileira do vôlei. Como jogador, integrou a geração de prata, que popularizou o esporte no Brasil, a partir da conquista do vice campeonato Mundial, em 82, e também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 84.
Iniciou a carreira como técnico em 88, assistindo Bebeto de Freitas. Em 94, assumiu a seleção feminina, conquistando o vice-campeonato mundial, o Grand-Prix 94, o ouro no Pan Americano de Winnipeg 99 e de Santo Domingo em 2003, vice-campeonato da Copa do Mundo em 99 e bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000.
Logo depois, assume a seleção masculina. Em 23 competições, chegou a 22 finais, com 19 títulos, alguns históricos como o Mundial de 2002 e o Bi em 2006, a Copa do Mundo em 2003, e o principal, o Ouro nas Olimpíadas de Athenas em 2004, o heptacampeonato da Liga Mundial na Polônia, em julho de 2007 e o Pan Americano do Rio de Janeiro. O mais recente título é a medalha de prata da seleção masculina de vôlei em Beijing 2008.
Humilde, o técnico faz questão de dividir suas conquistas com a equipe: São vitórias da seleção. Sou o técnico, mas existe uma equipe e principalmente, os jogadores. Estes não são prêmios individuais, são coletivos, ressalta Bernardinho.