O prefeito Berto Silva, de Laranjeiras do Sul, implantou uma logística de testagem rápida na população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde a segunda (31), pacientes com sintomas da covid-19, entre 18 e 50 anos estão sendo testados. Assim, a iniciativa é uma tentativa de frear a circulação de pessoas contaminadas com o coronavírus.
Para essa testagem, a prefeitura comprou cinco mil testes (Teste Rápido covid-19 Antígeno Swab Nasal). Em caso positivo, o paciente assina um termo de isolamento domiciliar se comprometendo a ficar em casa por 14 dias. Ele passa a usar uma pulseira amarela. Além disso, familiares nessa mesma faixa etária e que exercem atividades fora de casa também passam pelo teste.
Conforme o prefeito, inicialmente três tendas estavam à disposição. Entretanto, já nos três primeiros dias, esse número dobrou. “Agora temos seis pontos de coleta”.
COMO PROCEDER
De acordo com a Prefeitura, para fazer o teste, a pessoa com sintomas deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima. Outra opção é se dirigir ao Hospital de Campanha, no Centro de Eventos. É lá que está instalada a Central de testes rápidos.
A eficácia do teste é de mais de 90%. Com isso, a capacidade do isolamento das pessoas com o vírus será maior e mais rápida. No início serão realizados 60 testes por dia, 30 pela manhã e 30 no período da tarde.
Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 a 15 minutos. Já o exame PCR, o mais feito com pacientes da rede pública de saúde, leva de três a quatro dias. Nos dois primeiros dias houve a testagem em 179 pessoas. Dessas, 51 positivaram.
Leia outras notícias no Portal RSN.