O ex-governador Beto Richa e a sua esposa Fernanda prestam depoimento na manhã desta sexta feira (14), na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no bairro Ahú, em Curitiba. O casal chegou no local por volta das 8h30.
Trinta minutos depois, às 9 horas, quem chegou foi o empresário Joel Malucelli, que se entregou à polícia. Quando a prisão foi decretada, na terça (11), o sogro do candidato ao Governo pelo MDB, João Arruda, estava na Itália.
Nessa quinta (13), Pepe Richa e André Richa, irmão e filho do ex-governador, foram ouvidos pelo Ministério Público (MP).
A defesa do casal Richa tenta habeas corpus, porém, dois pedidos já foram rejeitados, um deles pelo desembargador Laertes Ferreira Gomes, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) e agora pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Beto e Fernanda estão presos desde a última terça (11) pelo Ministério Público estadual, que investiga suspeita de fraudes em obras de estradas rurais. Ambos são acusados de participar de um esquema que teria desviado mais de R$ 70 milhões através de fraude em licitações do programa “Patrulha do Campo”.
Eles negam as acusações que fazem parte de denúncias do ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Nelson Leal Júnior e do ex-deputado estadual Tony Garcia.