22/08/2023



Guarapuava Saúde

Beto Preto anuncia ampliação de cirurgias eletivas no HR de Guarapuava

Os 52 novos leitos vão possibilitar o começo dos procedimentos cirúrgicos de especialidades, um dos gargalos da 5ª Regional de Saúde

Secretário Beto Preto (Foto: Américo Antonio/Sesa)

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto assina nesta quinta (25), às 9h, o começo da ampliação de leitos no Hospital Regional de Guarapuava. Os serviços de especialidades cirúrgicas devem iniciar em fevereiro. De acordo com a Sesa, serão 52 novos leitos na unidade, que passará a somar 112 leitos, distribuídos entre 72 de Clínica Cirúrgica, 30 de Clínica Geral e 10 leitos de UTI Geral.

Os novos leitos permitirão, ainda, 400 cirurgias eletivas por mês, por meio do Programa Opera Paraná. Essa demanda há muito vinha sendo esperada pelo setor de saúde regional. Construído em 2015, porém, com obras paralisadas, a retomada ocorreu durante a pandemia para atendimento emergencial da covid-19. Em julho do ano passado, com a conclusão do centro cirúrgico, passou a atender procedimentos de baixa e média complexidade.

Em maior de 2023, o Hospital protagonizou campanha lançada pelo presidente da Câmara, vereador Pedro Moraes. Sob o mote ‘Hospital Regional Já’, secretários de saúde dos municípios sob a jurisdição da 5ª Regional de Saúde, aderiram ao movimento. Conforme Pedro Moraes, o ato desta quinta é mais um avanço para que o HR chegue a atender com capacidade máxima.

Ele lembra que até 2020, no começo do funcionamento emergencial, haviam sido investidos R$ 115,47 milhões (61,7 mi do fundo da saúde, 30,49 mi para compra de equipamentos e 23,28 mi para instalação dos leitos da covid-19). “Após a crise sanitária do covid-19, o perfil do hospital seria direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica. Esses são os gargalos na saúde pública da Região Centro-Oeste”.

Leia outras notícias no Portal RSN

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo