22/08/2023


Cotidiano Paraná Saúde

Beto Preto diz que vírus está solto pelo Paraná e que guerra é em campo aberto

Governador Ratinho Junior decreta luto por três dias no Paraná em homenagem as pessoas que morreram de covid-19

Beto Preto disse que decreto deve ser prorrogado (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O vírus da covid-19 está solto, livre pelo Paraná. A afirmação do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, nesta segunda (7), mostra a gravidade da pandemia no Estado. “Estamos em guerra. Em batalha em campo aberto”, afirmou à Rádio CBN – Curitiba. Ele antecipa que haverá prorrogação do decreto em vigor.

A cepa amazônica do novo coronavírus predomina entre os pacientes contaminados, o equivalente a 80% dos positivados no Estado. E já detectamos circulação da variante indiana. Por isso, enquanto não alcançamos a imunização de toda a população, precisamos continuar tomando os cuidados necessários para reduzir a transmissão.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná está com taxa de ocupação de 96% entre as UTIs do SUS exclusivas para covid-19. Esse número totaliza 1.980 leitos em todo o Estado. O boletim epidemiológico aponta que a taxa de transmissão (Rt) no Paraná está em 0,86. Ou seja, 100 infectados transmitem o vírus para outras 86 pessoas, uma taxa ainda considerada alta, mas abaixo do padrão do começo dessa onda.

De acordo com Beto Preto, a saída para o fim da pandemia é a vacinação. Em Guarapuava, por exemplo, as pessoas com 58 anos acima já recebem a primeira dose. “Nós queremos a vacina no braço dos paranaenses. Novas doses estão chegando e distribuídas em todo o Estado. Contamos com os 399 municípios para aplicar todos os imunizantes disponíveis na população”.

Assim sendo, segundo o secretário, o momento é difícil. Isso porque o número de pacientes aguardando leitos é maior do que a oferta. Hoje, há mais de seis mil paranaenses internados. E a variante amazônica se apresenta em 80% dos casos confirmados.

LUTO OFICIAL

Palácio Iguaçu tem mastros a meio pau (Foto: AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou nesta segunda (7) luto oficial de três dias em todo o Paraná. Conforme o governador, trata-se de homenagem às vítimas de covid-19 que faleceram no Estado. De acordo com o boletim epidemiológico atualizado da Secretaria da Saúde, o Paraná soma 27.014 óbitos e 1.115.630 casos confirmados desde o início da pandemia. Assim, a bandeira do Paraná ficará a meio mastro no Palácio Iguaçu.

“Sentimos um profundo pesar por todas as vidas perdidas no Paraná em decorrência do coronavírus. Lamentamos pela dor sentida por cada familiar e amigo de cada uma das vítimas. Por fim, prestamos nossa solidariedade e nossos mais sinceros sentimentos a todos vocês”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo