Beto Richa (PSDB) é oficialmente o novo governador do Paraná. Ele foi empossado no cargo que lhe foi conferido pela maioria dos paranaenses, em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Paraná na manhã deste sábado (1).
“Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis e promover o bem-estar geral do povo paranaense”, firmou repetindo o texto constitucional. O vice, Flávio Arns (PSDB), repetou o mesmo juramento. Ems eguida, ambos assinaram os termos de posse no mandato de quatro anos.
No primeiro discurso oficial de Richa como governador, ainda no plenário da Assembleia, ele enfatizou a construção de um novo Paraná, com uma sociedade mais justa e igualitária.
Curitibano acredita que Dilma e Beto farão bons governosRicha assume e viaja para posse presidencialPessuti diz ter sido melhor que RequiãoBeto Richa reassume compromissos de campanha um dia antes da posseBeto Richa assume neste sábado o governo do ParanáPolícia Militar vai intensificar segurança no Centro CívicoRuas bloqueadas
A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S/A(Urbs) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) farão uma operação conjunta neste sábado, 1º de janeiro, no Centro Cívico, durante a solenidade de posse do governador eleito Beto Richa.
Todas as vias nas imediações do Palácio Iguaçu estarão fechadas, entre elas as ruas Deputado Mário de Barros, Marechal Hermes e Professor Benedito Nicolau dos Santos. O bloqueio das ruas será feito a partir das 6 horas.
Confira as linhas de ônibus que mudam de rota
Do lado de fora, ele foi recepcionado por um grupo de moradores do bairro Parolin, de Curitiba, que aguardavam sua chegada. Além disso, uma faixa, que foi colocada do lado externo da casa, traz uma mensagem de incentivo para o novo governador do Paraná: “Beto Richa presidente do Brasil”, diz a faixa.
Para a transmissão de cargo, o governador desceu a rampa e passou em revista a tropa da Polícia Militar – três pelotões, a banda e a Guarda da Bandeira do Estado – perfilada ao longo da Praça Nossa Senhora de Salete. O ato marcou o início da segunda fase da cerimônia de posse. No recém-reformado Palácio Iguaçu, Richa, ao lado da família, subiu pela primeira vez como governador ao gabinete que já foi ocupado por seu pai, o ex-governador José Richa.
Um reunião restrita a familiares de Richa e do governador Orlando Pessuti em clima de confraternização possibilitou a acomodação de autoridades na tenda existente em frente ao palco montado em uma das pontas da marquise do novo Palácio. Foi nesse local que aconteceu atransmissão de cargo do governador, com início às 11h30. Pessuti se despede do Governo com um discurso de transferência de cargo, e deixa o Palácio Iguaçu.
Neste momento (12h15) Beto Richa empossa os novos secretários de Estado, começando pelo chefe da Casa Civil, Durval Amaral, e por Flávio Arns, que será secretário da Educação. No palco de autoridades, o arcebispo de Curitiba, dom Moacir Vitti, dará então a bênção ao novo governador.
Com informações GP