Curitiba – A energia renovável representa 46% de toda a energia utilizada no Brasil, enquanto no resto do mundo apenas 15% é renovável
Orlando Pessuti Vice-Governador do Paraná
Com a Bioenergia o Brasil vai mudar o planeta, mostrando que é possível produzir, gerar emprego e preservar a natureza
Rubens Ghilardi Presidente da Copel
O potencial da bioenergia brasileira possui destaque internacional, devido não só a extensa área territorial coberta por florestas, mas também a intensa pesquisa em relação às tecnologias de ponta e importantes iniciativas e parcerias. A biomassa residual, por exemplo, é proveniente dos dejetos de animais estabulados, e, no Brasil, a quantia produzida seria suficiente para gerar 1 terawatt/hora/mês. Este número significa energia suficiente para abastecer uma cidade com 4,5 milhões de habitantes, segundo o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley.
A bioenergia gerada a partir da biomassa residual e de outras fontes alternativas está sendo discutida no 4º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece de 18 a 21 de agosto de 2009, na Expo Unimed localizada na Universidade Positivo, em Curitiba. Palestrantes nacionais e estrangeiros abordam sobre o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias de base como fontes de energia. Já no segundo dia do evento, os presentes puderam assistir as apresentações de especialistas internacionais, como Thomas Amon, da Universidade de Viena, Vicenza Faraco, da Universidade de Nápoles (Itália), Volker Nikdahls, da Embaixada Alemã e Annette Hester, do Canadá
Até sexta-feira, último dia do 4º Congresso Internacional de Bioenergia, haverá diversas palestras de temas específicos, entre elas a de Microalgas como Fonte de Energia e Sistemas de Cogeração de Energia com Biomassas. O objetivo principal do 4º Congresso Internacional de Bioenergia é gerar individualmente ou com a formação de parcerias e ou cooperativas, iniciativas importantes como forma de garantir a oferta futura no fornecimento de energia elétrica, aliviando a concentração sobre as diferenciações regionais.
Nos dias 19 e 20 de agosto os participantes poderão assistir às sessões técnicas que acontecem simultaneamente ao 4º Congresso Internacional de Bioenergia. São três salas onde cerca de 30 profissionais estarão se revezando para apresentar temas e discutir assuntos referentes à Bioenergia. Na sexta-feira (21), o workshop trará a exposição teórica de renomados profissionais sobre Geração Distribuída a Biogás com Saneamento Ambiental e Crédito de Carbono em Florestas Plantadas.
Paralelo ao 4º Congresso Internacional de Bioenergia também ocorre a Mostra de Produtos e Serviços relacionados à tecnologia na produção de energia alternativa, onde mais de 50 empresas expositoras apresentam inovações e tendências na área. A BIO Tech Fair – 2ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. O programa completo do evento e detalhes da feira estão disponíveis no site www.eventobioenergia.com.br . A promoção é da Remade, com coordenação técnica da FUPEF-UFPR, Copel e Itaipu, e organização da Porthus Eventos.