Da Redação, com assessoria
Acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá participaram de um minicurso sobre biologia celular em 3D com a Prof. Dra. Viviane Fernandes de Souza. Segundo ela, o objetivo foi de estimular os futuros professores a aplicarem métodos criativos e inovadores na elaboração das aulas de ciências e/ou biologia que envolvam todos os alunos, incluindo os alunos com necessidades educacionais especiais.
As diversas áreas que envolvem o estudo de Ciências Biológicas envolvem conhecimentos ricos em aspectos morfológicos e fisiológicos. Porém, os recursos didáticos disponíveis, na maioria das vezes, não despertam os interesses do educando, por tratar-se de estruturas microscópicas, permitindo um contato apenas virtual. “Modelos didáticos tridimensionais permitem ao educando um contato direto com o conteúdo teórico e microscópio, como as estruturas celulares. Este contato possibilita ao educando maior possibilidade de entendimento do conteúdo abordado em sala de aula”, explicou a professora Viviane.
Os acadêmicos de Ciências Biológicas que participaram desta atividade extra curricular foram orientados sobre a preparação de massa de porcelana fria, “biscuit”, e modelaram algumas organelas celulares. Durante as aulas também foram apresentados modelos de materiais para serem confeccionados com material de fácil acesso e que permitem a inclusão de alunos com deficiência visual.
Os modelos didáticos tridimencionais apresentados no minicurso foram utilizados por algumas acadêmicas para enriquecer suas aulas de estágio. Através da utilização dos modelos das organelas celulares, os alunos têm um contato concreto de estruturas microscópicas fixando com mais facilidade os conteúdos abordados.