Se os números das pessoas com covid-19 aumentam no Paraná e, também em Guarapuava, cresce a estatística da vacinação. Para que haja segurança todas as precauções estão sendo tomadas na Praça Cândido Xavier, a ‘Praça da Prefeitura’. Assim, ali, no Centro da cidade, equipes aguardam a chegada das pessoas que compõem os grupos de riscos para receberem a dose do imunizante.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, somente nesta segunda (8), 961 passaram pelo local. Quer seja ‘engrossando ‘ a fila de pedestres ou no sistema ‘drive-thru’. Desse total, 768 idosos tomaram a primeira dose e 193 receberam a segunda aplicação.
Conforme a Saúde, entre as pessoas, estava o bispo emérito D. Giovani Zerbini. Ele recebeu a primeira dose do imunizante e fez um apelo para que as pessoas confiem na ciência e no trabalho das equipes de saúde. “Vacinar é defender a gente e defender os demais que tem contato conosco. É uma imprudência, uma leviandade não acreditar e não aproveitar este progresso da nossa ciência”.
MAIS DE SEIS MIL VACINADOS
De acordo com a coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada, Chayane Andrade, Guarapuava atingiu a marca de 6.107 pessoas vacinadas. Dessas, 2.313 idosos e 3.794 profissionais da da saúde.
De acordo com Chayane, a maior busca por vacinas é no início do dia. Por isso, há filas e uma demora um pouco maior para o atendimento. “Mas a nossa logística tem sido melhor do que a de muitos municípios. Entre a conferência dos dados e a aplicação são em média menos de três minutos”. O atendimento é das 8h da manhã às 17h, com tempo suficiente para atender o público alvo sem transtornos. “Além disso, essa dinâmica permite aproveitarmos todas as doses disponíveis em um curto espaço de tempo”. *Confira o que disse D. Giovani sobre a vacinação.