A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2018 se encerra na próxima semana, em 1 de junho e, em Bituruna, a Fundação Municipal de Saúde alerta a população sobre a baixa procura apresentada por alguns grupos. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, os menores índices estão registrados entre as crianças entre 6 meses até 5 anos, com apenas 51% da população imunizada, e os professores, com o índice de 48%. A porcentagem geral do município está em 68%, contudo, o objetivo é atingir 90% da população.
De acordo com Sirlei Pedrollo Bez, responsável pelo setor de vigilância epidemiológica, a orientação é que a população não deixe para a última hora. “Todas as unidades básicas de saúde estão aplicando a dose gratuitamente nos grupos prioritários. Vamos repetir o bom índice que fazemos todos os anos. Contamos com a colaboração de todos”.
Entre os grupos que podem receber a vacina também estão gestantes, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas (como diabetes, asma e artrite reumatoide), pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia e portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter.