O Encontro de Produtores de Uva e Vinho marca a Festa do Vinho em Bituruna neste fim de semana. A parte técnica reuniu pessoas envolvidas na cadeia produtiva de uva e vinho. A produção vai desde o cultivo, a colheita, industrialização e venda.
De acordo com a palestra, indicações geográficas e aplicação de produtos fitossanitários foram debatidas. Conforme a Prefeitura, esta é a primeira vez que a Festa do Vinho realiza palestras técnicas sobre esses assuntos.
Na primeira parte do evento, foi apresentado procedimento para conseguir a indicação geográfica, visando a uva casca dura, muito particular da Região.
Para isso a Prefeitura e o Sebrae assinaram um termo de cooperação. A finalidade é o estudo para indicação geográfica da uva casca dura. “Esta será uma grande conquista para o município, que ganhará reconhecimento.Ganham também os vitivinicultores que irão agregar valor aos seus produtos”, disse o prefeito Claudinei Castilho.
Junto com o prefeito participaram da assinatura o representante do Sebrae, Wilson Luis Petisco. Avalizaram o documento o presidente da Associação de Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), Claudinei Bertoletti, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Michele Bertoletti.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, houve também a segunda audiência pública sobre o uso de agrotóxicos em Bituruna.
As audiências debatem os limites, possibilidades e consequências dos usos desses materiais em lavouras do município. O objetivo é criar uma legislação municipal sobre o assunto.