22/08/2023


Guarapuava Política

Bolsonaristas seguem protestando contra o resultado das eleições

Em Guarapuava, manifestações ocorrem em frente ao 26º GAC. Bolsonaristas pedem 'intervenção federal' e afirmam que houve 'fraude nas eleições'

bolsonaristas-destaque

Bolsonaristas se reúnem em frente ao 26º GAC (Foto: Portal RSN)

*Reportagem com vídeo

Centenas de pessoas reúnem-se em frente ao 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) nesta quarta (2) em Guarapuava. A mobilização iniciou nessa terça (1º) por volta do meio dia. Os manifestantes protestam contra o resultados das eleições do último domingo (30).

Empunhando bandeiras do Brasil, os militantes pedem ‘intervenção federal’ e afirmam que houve ‘fraude nas eleições’. Isso porque, a manifestação é de apoio ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), que não conseguiu a reeleição. Nas urnas, a maioria dos votos válidos deu a vitória ao ex-presidente Lula que teve 50,9% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com 49,1%. Uma diferença de pouco mais de 2,1 milhões.

Na tarde de terça (1º), Bolsonaro discursou e agradeceu os votos que recebeu. Além disso, ele afirmou que as manifestações são “fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”. Contudo, disse que “os métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população”.

Ele citou a invasão de propriedade, a destruição de patrimônio e o cerceamento do direito de ir e vir. Assim, nessa última observação, o presidente fez uma crítica velada aos apoiadores dele que estão bloqueando rodovias pelo país afora.

Por fim, apesar de afirmarem que houve fraude nas eleições, os bolsonaristas não apresentam provas. Assim como não houve contestação por parte dos representantes do partido do presidente. Ademais, apenas o Presidente da República pode decretar uma intervenção federal e não houve, até o momento, alegações de Bolsonaro nesse sentido.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo