O presidente Jair Bolsonaro chamou nesta quarta (5) de “canalha”, quem é contra o ‘tratamento precoce contra a covid-19’. O comentário do presidente surgiu durante discurso no Palácio do Planalto. O kit covid é composto entre outros medicamentos, por cloroquina e hidroxicloroquina, substâncias que a ciência já comprovou a ineficácia para tratar a doença.
Além disso, a promoção do tratamento precoce é um dos alvos da ‘CPI da Covid’, que ocorre no Senado. O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar as ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia, além do repasse de recursos federais a estados. Conforme as informações, o tema veio à tona ontem (4), durante o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à CPI.
KIT COVID
Mandetta afirmou, por exemplo, que uma minuta de decreto presidencial propôs que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterasse a bula da cloroquina para que o medicamento fosse indicado no tratamento da covid-19. Por fim, Bolsonaro sempre defendeu o chamado tratamento precoce. Além disso, afirma que se curou da covid-19 graças ao uso da hidroxicloroquina.
“Canalha é aquele que é contra o tratamento precoce e não apresenta alternativa. Esse é um canalha. O que eu tomei [para tratar a covid], todo mundo sabe. Ouso dizer que milhões de pessoas fizeram esse tratamento. Porque é contra?”. O presidente disse esperar que a CPI investigue o resultado do uso em massa de hidroxicloroquina durante o colapso da saúde em Manaus, no início do ano. E questionou as razões de quem se diz contra o investimento do governo na produção e distribuição do medicamento durante a pandemia.
“Espero que a experiência de Manaus com doses cavalares de hidroxicloroquina seja completamente desnudada pelos senadores. Por que não se investe em remédio? Porque é barato demais? É lucrativo para empresas farmacêuticas ou para laboratórios investir no que é caro? Nós conhecemos isso”.
LABORATÓRIO
De acordo com o G1, o presidente insinuou durante o discurso, que o novo coronavírus pode ter nascido “em laboratório”. “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês.”
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.