22/08/2023



Segurança

Bombeiro recebe média de 100 trotes por dia

imagem-23068

Uma média de 100 trotes por dia. Esta é a estatística apresentada pelo Corpo de Bombeiros a pedido da RSN. A maioria dos telefonemas é realizada por estudantes que se utilizam de telefones públicos existentes em locais pontuais. De acordo com a Relações Públicas da 5° Subagrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, a aspirante Mariana Lorenzi, essas ligações são feitas ao número 193 (emergência), principalmente, nos horários de entrada e saída de aulas. Também são registradas em telefones públicos próximos a igrejas.
Essa atitude prejudica o trabalho do Corpo de Bombeiro e, principalmente, a comunidade.
“O telefone pode estar ocupado com uma ligação de trote quando alguém pode ligar por estar necessitando do serviço do bombeiro”, observa Mariana.
Além de atrasar o atendimento o trote provoca também gastos desnecessários do dinheiro público (combustível) e atrasa a prestação de serviços em ocorrências reais.
Segundo a aspirante Mariana, existem dois tipos de trotes registrados pela corporação.
“Tem aquele que a pessoa pede socorro e desliga o telefone. Esse geralmente é feito por crianças. E aqueles em que adultos ligam e até encenam uma situação (choram, gritam, fingem uma situação de desespero), dão o endereço com detalhes. A equipe vai até o local e não existe nada”, diz.
Para coibir esse tipo de evento e conscientizar a comunidade sobre a importância do bombeiro, segundo o comandante Capitão Arlisson Sanches, da 5° Subagrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) será realizado um ciclo de palestras em escolas e que vão envolver estudantes e pais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo