As buscas pela menina Kimberly Camargo, de apenas dois anos, que havia desaparecido após ser arrastada por uma enxurrada em Genaral Carneiro, chegaram ao fim na manhã desta sexta (8), com a confirmação da morte da criança. O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da criança cerca de 2,5 quilômetros da casa, no bairro Planalto.
A forte chuva atingiu a cidade entre quarta (6) e quinta (7). Ao todo, mais de 40 bombeiros participaram da força-tarefa, incluindo equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). O local está isolado para a chegada da Polícia Científica.
O DESAPARECIMENTO
O pai da pequena Kimberly informou que enquanto dormiam, a violência da água surpreendeu a família. De acordo com Valter Camargo, ele acredita que o pé da cama havia quebrado, no entanto, a parede caiu e a água invadiu o imóvel. A cama em que as mfilhas estavam virou e a família tentou caminhar contra a correnteza.
Valter explica que eles deram as mãos, mas a água levou as crianças. Duas meninas mais velhas conseguiram se abrigar, uma segurou no portão e outra na casinha de cachorro. Porém, a enxurrada arrastou a pequena Kimberly de 2 anos.
MUITA CHUVA
Fortes chuvas atingiram a cidade de General Carneiro nos últimos dias, chegando a 160,8 milímetros entre a noite de quarta e a manhã de quinta, valor maior do que a média de 134 milímetros para o mês inteiro de novembro. Na manhã desta sexta ainda são 120 desabrigados na cidade. Eles estão sendo acompanhados por servidores da Defesa Civil estadual e da prefeitura. Ao longo do dia o Governo do Estado deve encaminhar para a cidade um caminhão com itens de ajuda humanitária.
As chuvas atingiram mais de 4 mil pessoas na cidade. A queda de energia em uma das estações da Sanepar comprometeu a captação de água na cidade, que já foi religado pela Copel. Até que a situação seja totalmente normalizada, a Sanepar enviou um caminhão-pipa para garantir o abastecimento dos moradores, especialmente daqueles que residem em áreas mais altas da cidade, onde a água demora mais para retornar.
AJUDA HUMANITÁRIA
O Governo do Paraná está enviando na manhã desta sexta ajuda humanitária para General Carneiro, no Sul do Estado, após a cidade ser afetada por fortes chuvas na madrugada de quinta. O governo encaminhará 270 colchões e kits dormitórios (lençol, travesseiro, fronha e cobertor), 68 cestas básicas, 200 kits de limpeza e 17 pallets com roupas. A previsão é de que os materiais saiam de Curitiba ainda pela manhã e cheguem à cidade no início da noite.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil Estadual, 270 pessoas precisaram sair de duas casas, sendo 150 desalojados (que estão na casa de amigos ou parentes), e 120 desabrigados (que estão em um ginásio da prefeitura). Desde ontem, a chuva afetou, de alguma forma, 4.371.
A Defesa Civil Estadual está na cidade auxiliando a prefeitura quanto aos procedimentos e a documentação necessária para decretarem situação de emergência, o que facilita a liberação de recursos por parte do Estado para auxiliar na normalização da situação.
A força da água danificou muitas ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que as fortes chuvas também atingiram a PR-170, próximo a General Carneiro, o que causou o escorregamento de material. Equipes do DER/PR atuaram na limpeza da pista e remoção de barreira ao longo de todo o dia. O tráfego está liberado no trecho.
(*Com informações Catve e Vvale)
Leia outras notícias no Portal RSN.