22/08/2023


Geral

Bombeiros registram queimadas diariamente em Guarapuava

Não é incomum, ao andar por Guarapuava e região nesta época do ano, sentir aquele cheiro de fumaça, de vegetação queimada, que se espalha por todos os cantos, atrapalhando a respiração, a visão, e até mesmo colocando em risco as pessoas que moram próximo a área que está sendo queimada. Segundo o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, esse tipo de ocorrência tem sido diária. De acordo com soldado Beltrão, bombeiro do 5º SGBI de Guarapuava, os ventos fortes característicos do mês de agosto, aliado com o clima seco dos últimos dias, favorecerem a criação de novos focos de incêndio, principalmente em áreas onde há concentração de galhos, folhas, e vegetação seca.

Segundo o bombeiro, as queimadas são mais perigosas do que outros incêndios  porque o fogo em matas espalha-se muito rápido, sendo necessária uma atitude ágil no combate ao incêndio, evitando que ele se alastre e chegue a residências ou outros locais. Outra boa forma de combate ao incêndio é a prevenção.

De acordo com o soldado Beltrão, alguns cuidados podem ser tomados para evitar que este tipo de incêndio ocorra. “Não soltar balões, não queimar campos e lavouras, evitar jogar bitucas de cigarro em lugares que não sejam adequados, e principalmente efetuar a limpeza regular dos terrenos, são ótimas formas para que nenhum foco de incêndio seja criado, e que tragédias sejam evitadas”, orienta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo