22/08/2023
Cotidiano

Bote Fé Guarapuava e Abertura da Campanha da Fraternidade acontecem em fevereiro

Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade. Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!”
Em Guarapuava a abertura da campanha acontece junto com o Bote Fé Guarapuava, com a chegada dos ícones da Jornada Mundial da Juventude. Às 14h haverá carreata pelas principais ruas da cidade com chegada às 16h na Praça da Fé onde, às 17h haverá a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade com distribuição das Cinzas, às 19h Momento da Cruz, 20h Show com a Banda Rosa de Saron e em seguida procissão luminosa até a Catedral.

A programação prossegue no dia 14 com vigília organizada pelas paróquias de Guarapuava finalizando às 12h com celebração de envio dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude para a Diocese de Ponta Grossa.
Horário das Vigílias
•ƒn00h-01h– Paróquia São Pedro e São Paulo
•ƒn01h-02h– Paróquia N.S. Fátima
•ƒn02h-03h– Paróquia Dom Bosco
•ƒn03h-04h– Paróquia Santa Terezinha
•ƒn04h-05h– Paróquia Divino Espírito Santo
•ƒn05h-06h– Paróquia Santa Cruz
•ƒn06h-07h– Paróquia Bom Jesus e Paróquia Nossa Senhora Aparecida
•ƒn07h-08h– Paróquia Santana
•ƒn08h-09h– Paróquia Santos Anjos
•ƒn09h-10h– Paróquia Perpétuo Socorro
•ƒn10h-11h– Paróquia São Luiz
•ƒn11h-12h– Catedral
•ƒn12h– Todas as paróquia: Celebração de Envio dos Símbolos para a Diocese de Ponta Grossa.

Bote Fé
O “Bote Fé” é um conjunto de ações que congrega a Igreja, o Poder Público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), para celebrar a mensagem própria que estes carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização e do bem comum da juventude em cada realidade.
O projeto“Bote Fé”, aberto à criatividade e às condições de cada Diocese, possui três grandes eixos: a celebração, a formação e a ação social. Neste projeto, que tem fundamentação religiosa cristã católica, buscamos incentivar a produção de conhecimento e a valorização da cultura, buscando responder concretamente aos anseios da sociedade por vida e felicidade. Neste sentido, no diálogo entre fé e razão, unimos toda a vivência do projeto numa profunda experiência do amor de Deus que plenifica a pessoa humana.

JMJ
Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.
São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) – com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) – 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) – 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos –1993) – 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha– 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.

Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível. (Fonte: CNBB)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.