22/08/2023



Economia

Brasil fechou 115 mil vagas em maio

Da Redação

O país voltou a perder vagas de empregos formais em maio, segundo dados divulgado spela Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em maio foram fechados 115.599 postos de trabalho. Os dados foram  divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

É o pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica do indicador, em 1992. Também é a primeira vez que há corte de vagas em um quinto mês do ano. Considerando todos os meses, o resultado é o pior desde dezembro, quando foram cortados 555 mil postos de trabalho.

"Ainda não é um mês bom, mas toda essa redução do discurso de que parece que o emprego acabou representa 0,9% do estoque que nós temos, não é um desastre", afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Segundo o ministro, historicamente, o primeiro semestre nunca é o melhor período para a geração de empregos. “A economia se avoluma geralmente no segundo semestre", afirmou. "Embora tenhamos esse mês voltado para a redução na geração de emprego, creio que certamente vamos repor o estoque a partir do segundo semestre […] Sou otimista e a gente tem que ser otimista”.

O ministro disse também que a dificuldade que o país passa é reconhecida pelo próprio Governo federal que  está tomando as medidas. “O ajuste fiscal busca recuperar a capacidade de investimento que levará ao aumento e capacidade de geração de emprego. E nós acreditamos que no segundo semestre, levando em conta os investimentos programados e já iniciados, a gente possa recuperar e acumular no estoque mais novos empregos."

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo