22/08/2023


Brasil Cotidiano

Brasil não pode fazer vista grossa para conflito entre Rússia e Ucrânia

Conforme vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Brasil precisa condenar de forma veemente a invasão da Ucrânia

RUBENS BUENO

Conforme o vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o Brasil precisa condenar de forma veemente a invasão da Ucrânia (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), afirmou nesta quinta (24) que o Brasil precisa condenar de forma veemente a invasão da Rússia ao território ucraniano.

O Brasil não pode fazer vista grossa para megalomania do presidente da Rússia Vladimir Putin. Ele invadiu um país soberano e está colocando em risco toda estabilidade mundial. Não adianta nessa hora fazer apenas discurso de candidata a miss pregando a paz mundial. Todas as nações precisam condenar esse ato de guerra e intensificar as sanções contra a Rússia nesse primeiro momento. A história nos mostra que deixar uma situação dessas sem resposta pode ter consequências catastróficas.

Além disso, Rubens Bueno destacou que o respeito a soberania e a autodeterminação dos povos é princípio basilar da democracia previsto na Constituição. De acordo com o parlamentar, a visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia em plena crise envolvendo a Ucrânia foi, no mínimo, uma irresponsabilidade.

Além de não trazer qualquer benefício econômico para o Brasil, deu a Vladimir Putin discurso para afirmar, na ocasião, que estava agindo dentro da normalidade. Agora, estamos assistindo uma violação a soberania da Ucrânia e mortes da população civil. A posição vacilante do Brasil perante a Rússia, e é bom que se diga, também aconteceu em 2014, no governo de Dilma Rousseff, quando a Rússia também invadiu a Ucrânia.

Conforme o deputado, esse conflito fará ainda disparar o preço do petróleo. Por fim, isso provocará uma inflação ainda maior no Brasil. “O país já convive com o descontrole dos preços e uma situação social extremamente grave por falta de políticas eficazes desse governo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo