As primeiras doses do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem ser envasadas ainda este mês. Nesta sexta (7), a Anvisa aprovou o registro do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado pela Fiocruz da vacina da AstraZeneca contra a covid-19. Assim, sendo, com a aprovação, o Brasil terá essa vacina produzida totalmente em território nacional.
As doses serão entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro. De acordo a Fundação, existem o equivalente a 21 milhões de doses em IFA nacional, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.
Para aprovar o registro do insumo, a Anvisa avaliou estudos de comparabilidade que demonstraram que o ingrediente fabricado no País teve o mesmo desempenho do importado.
É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a covid-19.
Conforme a Anvisa a linha de produção da vacina já havia recebido certificação de boas práticas de fabricação do novo insumo em abril de 2021. Dessa forma, isso significa que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para garantir a qualidade do IFA.
Desde então, a Fiocruz vinha fazendo a produção de lotes de teste para obter a autorização de uso do IFA nacional. Por fim, a vacina da Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro do ano passado e recebeu o registro definitivo em março de 2021.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.