Da Redação
A meta do BRDE para o segundo semstre de 2015 é financiar obras de infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana nos municípios e empresas concessionárias de serviços públicos. O recurso será oriundodos cofres do proprio banco e por meio de repasses de recursos provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), atuando em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e ParanaCidade,
Além disso, mais R$ 200 milhões, oriundos da capitalização feita pelo Governo do Paraná ao BRDE, também serão aplicados em financiamento de obras de infraestrutura nos municípios.
Outros R$ 200 milhões em linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), divisão de apoio à inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), deverão ser destinados ao financiamento de micro, pequenas e médias empresas paranaenses, especialmente para projetos de inovação e de expansão das atividades. “O banco tem hoje instrumentos eficientes de fomento do setor público e privado. É importante garantir isso para o desenvolvimento do Paraná”, disse Wilson Quinteiro, diretor de Operações do BRDE.
Ele explicou ainda que mais um produto será ofertado no segundo semestre pelo banco: a prestação de fiança pelo BRDE para projetos de infraestrutura e geração de energia para outros agentes. Outra opção é o financiamento por meio da emissão de debêntures.