22/08/2023
Esportes

Brincadeira sem graça

Dois dias após a eliminação do Corinthians na Libertadores, o assunto mais tratado nas redes sociais é a queda do campeão da Libertadores 2012, justamente para o clube que enfrentou na ultima decisão. Enquanto torcedores adversários tiravam sarros e faziam mil piadinhas com os corintianos, os alvinegros se defendiam com frases como “Vivo de Corinthians e não de títulos”.

A “zoação” entre rivais é inegavelmente, uma atividade saudável que faz parte do futebol, principalmente, do futebol brasileiro. Nós brasileiros temos a incrível capacidade de fazer piadas com tudo, principalmente com a desgraça dos times adversários. O grande problema é que a derrocada corintiana não é só a desgraça de um time, representa na verdade a desgraça de todo o futebol sulamericano.

A realidade é que fazemos piadas da nossa própria incapacidade de ter um campeonato continental minimamente decente. Ri-se por termos que abaixar a cabeça para os mandos e desmandos de entidades não confiaveis e despreparadas como Conmebol e a CBF. Rimos de uma arbitragem despreparada e injusta que volta e meia volta às manchetes por erros grosseiros que prejudicam algum time.

Não faço esse texto como torcedor de clube algum, não visto a camisa de nenhum time para escrever essas palavaras.Faço esse texto como um simples apaixonado por futebol que já sofreu com uma arbitragem falha e torce por um futebol melhor e mais justo.

Ainda nesta semana, torcedores palmeirenses sofreram a mesma dor dos corintianos com uma arbitragem fraca que não puniu a violência do time do Tijuana. Nesta mesma Libertadores, são-paulinos reclamaram de um pênalti duvidoso marcado contra o tricolor no empate com o Arsenal. Tricolores cariocas sofreram do mesmo mal dos paulistas e reclamaram de um pênalti absurdo marcado na derrota para o Emelec. Assim como eles, santistas, atleticanos, coxas brancas, colorados, gremistas… todos tem motivos para reclamar de arbitragens brasileiras e sulamericanas.

E enquanto isso o que fazemos? Rimos uns dos outros como se o problema não fosse nosso.

Nessa história toda, a piada é sem graça, as risadas são sem noção, e não há um lado sequer certo. Torcedor corintiano, por mais que você ame e idolatre seu time, independente da conquista de títulos ou não, não faça com que isso seja motivo para que se esqueça do “roubo” que vocês sofreram nessa quarta feira. Torcedores de outros clubes, se lembrem que em outros tempos vocês também foram os “roubados”.

Enquanto torcedores e clubes brasileiros não se unirem e mostrarem sua indignação contra o estado atual da arbitragem, contra a situação de nossos campeonatos e de nosso futebol e contra o despreparo dos que comandam o esporte, viveremos assim rindo uns dos outros, sem saber que a piada somos nós mesmos.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.