22/08/2023



Brasil Cotidiano Guarapuava Paraná

Burko vai presidir o movimento ‘Humanitas Brasil-Ucrânia’

O ex-prefeito de Guarapuava começou o movimento que já congrega várias entidades, órgãos e municípios para auxílio a ucranianos

BURKO

Conforme Burko, movimento tomou proporções nacionais (Foto: Reprodução/Facebook)

O ex-prefeito de Guarapuava Vitor Hugo Burko toma posse na noite desta quinta (3), em Curitiba, como presidente do movimento ‘Humanitas Brasil-Ucrânia’. Será às 19h na rua Augusto Stelfed, com transmissão on-line.

De acordo com Burko, o recém criado movimento é humanista, pacifista e pluralista. “Temos como objetivo a paz universal. E como instrumentos a fraternidade, o respeito e a capacidade de união, com ações concretas e objetivas”.

Conforme o guarapuavano, o movimento tem como inspiração a coragem de enfrentamento mostrada pelo povo ucraniano diante das agressões sofridas. “E, como início de trabalho, temos a união de todas as entidades e pessoas, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo”.

A primeira iniciativa, segundo o guarapuavano, que descende de ucranianos, já congrega organizações e cidadãos. Todos vão auxiliar em ações humanitárias junto às vítimas da guerra Rússia x Ucrânia. Assim sendo, uniram-se ao movimento o Congresso Mundial Ucraniano, Consulados Honorários da Ucrânia em Curitiba e São Paulo, Prudentópolis, Mallet, entre outros.

Conforme disse Burko ao Portal RSN, a organização ocorreu em apenas três dias. Inicialmente, a ideia era montar um grupo junto com a Representação Central Ucraniana Brasileira. Essa entidade é presidida por Vitorio Sorotiuk. No entanto, logo em seguida virou um comitê. E, por fim, um movimento com proporções nacionais. Burko disse que está em São Paulo. Ele terá contato com a Secretaria de Estado de Relações Internacionais.

 

(Imagem: Representação Central Ucraniana Brasileira)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo