Da Redação
Guarapuava – Aproximadamente 130 pessoas, entre funcionários da Secretaria da Educação e voluntários, estão realizando na tarde desta sexta feira (07) o Mutirão da Busca Ativa, no bairro Jardim das Américas.
De acordo com a secretária de Educação, Doraci Senger Luy, o objetivo da ação é encontrar as crianças de quatro anos que precisam estar na escola.
O intuito do mutirão é conversar e instruir os pais. “Muitos ainda não matricularam seus filhos por falta de conhecimento mesmo. O que os pais precisam saber é que agora é lei, essas crianças devem estar na escola”, explica Doracy. Após a realização do cadastro, a matrícula é imediata.
Este é o terceiro mutirão realizado em Guarapuava. “Realizamos outros dois mutirões no Residencial 2000 e também na Vila Colibri. Após as férias, daremos continuidade ao trabalho”, explica a secretária.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também determina sanções caso os direitos da criança sejam ameaçados por omissão dos pais. Segundo a promotora Hermínia Diniz, do Ministério Público do Paraná, a Justiça pode determinar o acompanhamento temporário da família, a inclusão dos pais em programas de auxílio e, como medida extrema, a colocação da criança em uma família substituta. O artigo 249 do ECA prevê ainda multa de três a 20 salários para os pais que descumprirem os deveres inerentes ao poder familiar.
Além desse levantamento os agentes estão realizando uma pesquisa para saber o numero jovens e adultos que deixaram de estudar e pretendem voltar para escola, para que a escola possa oferecer o EJA (Educação de Jovens e Adultos).