Bárbara Franco
A busca sobre informação sobre as novas regras do seguro desemprego está causando acumulo no atendimento e grandes filas em frente a Agência do Trabalhador de Guarapuava.
De acordo com informações da Agência do Trabalhador, a falta de informação sobre a nova lei do seguro desemprego está fazendo com que as pessoas procurem a Agência do Trabalhador, com medo das novas mudanças que irão ocorrer, porém as modificações descritas na MP 665 entram em vigor em 60 dias após sua publicação, dessa forma as novas regras do seguro desemprego devem começar a valer somente a partir de março de 2015. Até lá as regras atuais continuam valendo.
A Agência do Trabalhador informou ainda que disponibiliza de 65 a 70 senhas por dia para o seguro desemprego. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
Novas regras do seguro desemprego
Pelas regras atuais, o trabalhador pode solicitar o seguro após trabalhar seis meses. Com as novas regras, ele terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses na primeira vez em que requerer o benefício. Na segunda solicitação, o período de carência será de 12 meses. A partir do terceiro pedido, a carência voltará a ser de seis meses.