22/08/2023



Geral

Cachorro do Corpo de Bombeiros do Paraná recebe certificação nacional

O soldado Rafael dos Santos Souza Vaz e o cachorro Thor, integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros do Paraná, ganharam certificado nacional para atuação em trabalhos de resgate, competindo com outros 18 cães de diversos estados.

O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) participou do Seminário Nacional dos Bombeiros (Senabom), que teve a primeira edição no Brasil, junto à Liga Nacional dos Bombeiros (Ligabom), na cidade de Goiânia (GO), durante esta semana.

Segundo o comandante do Gost, Daniel Lorenzetto, a certificação é uma forma de mensurar qualidade do cão para emprego de uma força-tarefa, por exemplo, quando ocorre uma determinada situação em outro estado ou até mesmo em instituições internacionais. “Essa certificação mostra que no Paraná existe um cão que possui condições em atuar nesses tipos de ocorrências e é de grande importância para mensurar a eficiência do nosso cão”, explica.

TREINAMENTO

Thor tem três anos e meio e está em treinamento no Gost há um ano. Seu treinamento é diário e, sempre que possível, Thor faz simulações de diversas situações. O cão já vem desenvolvendo o treinamento adequado para auxiliar em resgates.

Durante o evento em Goiânia, Thor e o soldado passaram por três provas: diurna, noturna e habilidades de obediência. As provas consistiam em resgatar até três vítimas embaixo de escombros tanto durante o dia como durante a noite. A prova de habilidades de obediência era um teste para verificar o foco do cachorro durante os resgates. Havia obstáculos em todas as provas para testar o animal.

Os dois integrantes obtiveram 100% de aproveitamento em todas as provas e receberam o certificado para trabalho, podendo assim atuar não somente em resgates locais, como também nacionais e internacionais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo