Da Redação com DIRC (Diretoria de Cultura da Unicentro)
Guarapuava – Está aberta ao público desde segunda feira (25), a exposição Arte em Cacos – CacoArte, do artista e professor Ademir Nunes. Os trabalhos ficam expostos no Centro de Exposições da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz, até o dia 13 de maio.
"Comecei a juntar cacos de cerâmicas jogados e quebrados e notei que da junção dos cacos eu poderia fazer surgir pequenos traços de arte. Quebrando e colando, daí vem as inspirações e nelas tento sempre retratar a cultura popular, seja por meio de pequenas flores, seja por meio de imagem de santos, ou ainda para retratar o que mais gosto: a cultura e a beleza da mulher negra, bem como o desenho de mandalas. A mulher negra, além de ser linda por natureza, traz em sua raiz a luta, o martírio e a força de gerações. Gosto de trabalhar com elementos que tem origem na terra, por isso, a argila, seja ela in natura, seja ela em cerâmica, possui uma magia que nos leva ao encontro da natureza. Por isso, sempre tento colocar em minhas peças – nas esculturas em argila ou os painéis com cacos – a expressão de nosso contato com a mãe terra e com a cultura e a imagem da mulher negra."
Ademir lembra que a arte em cacos não pode ser considerada originalmente como arte em mosaico, pois o mosaico trabalha com a incrustação de pedra coloridas em superfícies geralmente lisas. "Embora o 'cacoarte' tenha semelhança, mas as técnicas são diferentes", finaliza o artista.