22/08/2023

Cada cabeça uma sentença

Guarapuava – Às vésperas do retorno do recesso parlamentar assessores municipais estão sendo porta-voz de recados a alguns vereadores do bloco de oposição ao prefeito Fernando Ribas Carli.
Dizem que a mágoa já passou e que há o interesse de Carli em reatar relacionamentos políticos.
Para os vereadores, entretanto, a conversa tida no gabinete do prefeito nos dias que antecederam a eleição para a presidência da Câmara continua viva e ainda sangra pelo desrespeito e pela imposição como o encontro foi conduzido.
Carli tentou impor a candidatura da “tucana” Maria José Mandu Ribas à presidência. Quando a eleição já era comemorada antecipadamente veio o troco em forma de derrota e o inevitável rompimento. Surge o G8 que tem como líder o médico Antenor Gomes de Lima, eleito pelo PT, e que já trabalha avaliando como deverá ser o retorno do recesso nesta segunda-feira, dia 3 de agosto.
O exercício legislativo será marcado por debates e votações de matérias importantes. A postura do G8 será a mesma, ou seja, nada será aprovado sem explicações convincentes por parte do Executivo.
Por falta destas, projetos de leis, principalmente os que tratavam de abertura de créditos adicionais especiais, foram rejeitados. Afinal, quando o próprio contador do município assume que não sabe onde determinado recurso será aplicado, como aconteceu em reunião entre o G8, o contador Ildo Belin e o então prefeito interino Jorge Massaro no gabinete da presidência, ou quando se pede dinheiro duas vezes para a mesma finalidade como é o caso da verba de mais de R$ 1 milhão para obras do aterro sanitário, segundo observou o peemedebista Admir Strechar, a reação dos vereadores não estaria correta?
“Nada será aprovado sem que haja debate aprofundado e convencimento”, é o coro que vem sendo repetido pelo G8. Como diz o próprio Carli, para cada cabeça uma sentença.(CE)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.