22/08/2023
Esportes

Cada vez mais adeptos em Guarapuava

imagem-89936

Lizi Dalenogari, da Redação

O estresse diário tem levado cada vez mais pessoas ao estado clínico de depressão (abatimento, tristeza, melancolia) e tantos outros problemas de saúde segundo dados de pesquisa a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Guarapuava, a cada dia se percebe o aumento do interesse pela corrida de rua e a formação de grupos de corredores que praticam o saudável hábito em saídas coletivas.

São empresários, estudantes, donas de casa, mulheres e homens comuns. Eles estão por toda parte com circuitos de treinos criados por eles e divulgados através de grupos pela internet. Um exemplo já citado pela equipe de reportagem da Rede Sul de Notícias é o grupo de mulheres Divas do Asfalto. São cerca de 40 mulheres que se incentivam mutuamente para alcançarem seus objetivos, seja a perca de peso, o combate ao stress, ou simplesmente para agregar hábito saudável com a construção de novas amizades.

Mara Marcondes esteve recentemente com a filha Júlia, de 7 anos, participando do percurso das Divas. Elas saíram do Ginásio Joaquim Prestes em direção ao Parque Recreativo do Jordão. Mara vê o interesse da filha em acompanhá-lo de forma muito positivo. “Eu e meu esposo estamos acima do peso e lutamos muito para voltarmos a ter o peso ideal. E nossa filha acompanha esta luta. Fica feliz que ela mostre interesse em me acompanhar, adquira aos poucos o gosto em correr e certamente, com este hábito saudável, evitará de sofrer com o peso mais tarde, já que a tendência ao sobrepeso já existe na família”, destaca.

“Mas cuidado, não vai sair por aí correndo feito um louco”, explica o médico cardiologista Stefan Negrão. “Procure o seu médico, faça uma bateria de exames laboratoriais, ortopédico, dentário, oftalmológico e principalmente o teste ergométrico para saber como seu coração reage ao esforço físico. Com os exames em mãos e o atestado médico comprovando que está apto para a pratica esportiva, vá a um Clube de Corredores ou Federação de Atletismo de sua cidade e peça a indicação de um profissional com experiência comprovada em orientar praticantes de corrida de rua”, alerta Negrão.

EXAMES ACONSELHADOS

Hemograma completo (mais glicose, ferritina, ácido úrico, colesterol e frações, urina tipo 1 e parasitológicos) – serve também para diagnosticar casos de colesterol alto, diabetes, anemias e outros problemas que precisem ser tratados antes de se submeter a qualquer esforço físico.

Teste de esforço (também chamado de potência aeróbia ou ergoespirométrico) – realizado em esteira ou bicicleta ergométrica, vai detectar se existe ou não alguma anomalia cardíaca durante o esforço físico e também vai indicar qual seu atual nível de condicionamento.

Check-up dentário – Ao se submeter ao programa de treinamento, você vai utilizar todas as suas reservas. Sendo assim, qualquer tipo de infecção, por menor que seja, pode ter seu quadro agravado.

Avaliação nutricional – Checar os hábitos alimentares e adequá-los às novas necessidades calóricas impostas pela carga e volume de treinamento são providências mais do que bem-vindas. Além disso, se você estiver com um índice de gordura mais alto do que o normal para a prática da corrida é importante seguir uma dieta.

Avaliação ortopédica – Dor ciática, anormalidades na coluna, obesidade, má postura, lesões antigas nos meniscos ou nos ligamentos ou até mesmo um formigamento são algumas pistas que podem levar o ortopedista a detectar problemas que podem se agravar quando colocados à prova.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.