A transferência da cadeia pública de Guarapuava e de outros quatro municípios da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para a Secretaria de Justiça (Seju) vem acompanhada por uma ampliação no quadro de funcionários.
São 11 mulheres e 70 homens que participaram do edital de seleção para Agentes de Cadeia Pública da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) e vão atuar nas carceragens das Delegacias de Guarapuava, União da Vitória, Irati, Pitanga e São Mateus do Sul, transferidas da Sesp para a Seju. Todos passaram por curso de capacitação durante três dias, na Unicentro com chancela e certificado da Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), vinculada à Seju . Os instrutores do curso foram técnicos administrativos, agentes penitenciários e diretores das unidades penais de Guarapuava.
Os participantes tiveram disciplinas como: estrutura organizacional da Seju e do Depen, Direitos Humanos, perfil dos profissionais nos espaços prisionais e as práticas de segurança, procedimentos e rotinas de serviço nas delegacias, gerenciamento de situações críticas e de crise e vigilância e custódia do preso. Como parte da formação, foi realizada uma visita técnica na 14ª Delegacia de Guarapuava.