A chefia da Cadeia Pública de Guarapuava, confirmou nesta sexta (30) o primeiro caso de covid-19 dentro da unidade prisional. De acordo com as informações, o detento de 59 anos, teve resultado positivo há oito dias. Porém, a informação veio a público somente nesta sexta. A unidade prisional projetada para abrigar 166, atualmente conta com 420 presos.
Conforme a chefia, o preso que não teve a idade informada já estava recolhido na unidade e passa bem. Ele está isolado. Além disso, conforme as informações, há outro caso em investigação dentro do cadeião. E assim, segue em isolamento e assintomático. Anteriormente, houve seis casos suspeitos entre os presos do cadeião. Contudo, nenhum deles confirmou a infecção.
Neste ano, o cadeião de Guarapuava chegou a 501 presos. Além disso, outro fato que marcou os primeiros meses de 2021 na unidade foi uma greve. Após 23 dias, ela teve fim, no dia 11 de março. Sete dias depois nove presos fugiram por um túnel.
SUPERLOTAÇÃO
Além disso, há quase um mês, o Departamento Penitenciário do Paraná determinou a remoção de 140 presos do cadeião para outras unidades do sistema carcerário do município, para desafogar o local. Mas na ocasião, a decisão causou mal-estar entre o Depen e o Sindicato dos Policiais Penais (Sindarspen), que discordou da movimentação.
Leia outras notícias no Portal RSN.