Nem mesmo a deficiência física, que o faz ter mobilidade numa cadeira de rodas, impediu o jovem Gabriel Henrique Toledo Correa, de 18 anos, de jurar à bandeira. A solenidade aconteceu na terça (8), no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Joaquim Prestes, o Joaquinzão. Gabriel não pode servir ao Exército Brasileiro e faz parte dos recrutas que entram na reserva.”Conversei na Junta Militar e já que o meu Gabriel não pode servir à Pátria pelo menos jurou à bandeira, num ato muito especial pra ele”, disse a mãe Daniela Toledo.
“Estou muito feliz por ter participado dessa solenidade de juramento e sei que não posso servir o exército, mas me sinto realizado por ter participado junto com outros jovens desse ato de cidadania. Sem dúvida, foi um dia muito importante pra mim”, disse Gabriel ao Portal RSN.
Gabriel nasceu com uma má formação chamada de mielomeningoncele que o impede de caminhar. Entretanto, não é essa deficiência que o exclui de atividades esportivas como jogar capoeira, basquete sobre rodas e fazer aulas de jiu-jitsu. Gabriel também cursa o primeiro de educação física numa das faculdades privadas da cidade, sob o sistema semipresencial. “Meu filho é bem independente e eu me sinto uma mãe realizada, pois ele é o maior presente que Deus me deu”, disse Daniela.