domingo, 6 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Rede Solidária

Cadela vítima de abuso é resgatada e protetora pede ajuda para cuidados e adoção

Resgatada pelo Projeto Falando de Bicho, a cadela precisa de um lar e de ajuda para custear cuidados como castração e vacinas

A cadela tem porte médio e é dócil (Foto: Reprodução)

A cadela vítima de abuso em Guarapuava foi resgatada e agora recebe cuidados do Projeto Falando de Bicho, que atua na proteção de animais abandonados na cidade. A protetora Laura Prado acolheu o animal e busca apoio para custear a castração, vacinas e alimentação, além de um adotante responsável que possa oferecer um lar seguro e definitivo.

Laura atua no resgate de animais desde 2012 e mantém o Projeto Falando de Bicho com recursos próprios e doações. Conforme conta, sempre esteve envolvida com a causa animal, começando como voluntária na feira de adoção da Rua XV, onde conheceu de perto a realidade dos cães e gatos em situação de rua. Com o tempo, passou a receber denúncias e aprofundou seus conhecimentos sobre as leis de proteção animal, organizando resgates e lutando por melhores condições para os animais.

Atualmente, Laura enfrenta dificuldades para manter a estrutura necessária para acolher novos resgatados. “Loquei uma casa com um terreno grande apenas para os animais, mas não temos canis nem cobertura para protegê-los do sol e da chuva. Semana passada, iniciei uma campanha para tentar arrecadar fundos e construir ao menos uma área coberta, mas conseguimos apenas R$ 600.” Ela explica que teve que usar a maior parte do valor arrecadado para manutenção do espaço e compra emergencial de ração.

Além do caso da cadela resgatada, o abandono de filhotes tem sido um problema crescente na cidade. Em menos de 48 horas, Laura recebeu denúncias de 16 filhotes deixados em sacos plásticos em diferentes pontos de Guarapuava. “A demanda é enorme e não conseguimos acolher todos os animais. Muitas vezes, quando um caso ganha repercussão, como o da cadela abusada, as pessoas se mobilizam. Mas a realidade é que todo dia temos novos animais precisando de ajuda.”

O Projeto Falando de Bicho precisa urgentemente de doações para custear a castração da cadela, que tem porte grande e deve gerar um custo em torno de R$ 400. Além disso, Laura busca apoio para compra de ração, construção de canis e melhorias na infraestrutura do abrigo.

Estamos no limite. Quando a ração acaba, eu preciso improvisar para alimentar os cães. Já cheguei a vender roupas minhas para conseguir dinheiro

Quem quiser ajudar pode contribuir com doações via Pix para Maria Laura Prado Lanzini: 09233622908. Como o projeto passa por reformas, também são bem-vindos materiais e serviços, como caçamba para entulho, corte de grama, cimento, telhas, vigotes para o canil e tinta para as casinhas. Além disso, a ONG busca voluntários e parceiros para auxiliar na construção de uma estrutura mais adequada para os animais resgatados.

Leia mais notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.