Da Redação
Guarapuava- Um ato de extrema covardia tem preocupado donos de animais de estimação em Guarapuava. Segundo algumas denúncias de moradores, há pessoas envenenando cães e gatos na cidade. “Tenho recebido inúmeros pedidos de ajuda de pessoas que tiveram cães ou gatos envenenados”, conta Aldonei Bonfim, responsável pelo Canil Municipal. Ainda de acordo com Aldonei, o perigo está disfarçado de alimento. “Normalmente o veneno é colocado em pedaços de carne, que são espalhados pelas ruas”.
Uma das vítimas foi o cão de Anne Slota, moradora do bairro Boqueirão. Por sorte, ela diagnosticou o envenenamento a tempo e no momento luta para salvar a vida do animal. “Isso aconteceu não só com o meu cachorro. No começo do mês, envenenaram um cão e ele morreu. Sempre ouvi boatos de envenenamento nessa região”, declara Anne.
Se diagnosticado com rapidez, é possível impedir que o animal morra por envenenamento. “O principal sintoma apresentado por um animal envenenado é o excesso de saliva e a tremedeira. O cão começa a babar, tremer e não consegue levantar. Nesse caso, é necessário levar o animal imediatamente ao veterinário”, orienta Aldonei.
É importante lembrar que, além de cruel, envenenar animais é crime de acordo com a Lei Municipal Nº 2144/13. Os criminosos devem ser punidos com multa ao valor de R$1200,00 por animal lesado.
Art. 300-D Considera-se "maus tratos", toda ação ou omissão que implique em crueldade, cause dor, angústia ou sofrimento aos animais domésticos, bem como a falta de atendimento às suas necessidades naturais, incluindo:
(…)
XI – provocar a morte de animal por qualquer método que não seja eutanásia recomendada e executada de forma ética e indolor por Médico Veterinário habilitado;.