22/08/2023



Agronegócio Cotidiano Paraná

‘Café Qualidade Paraná 2022’ tem inscrições abertas até 30 de setembro

Interessados devem se inscrever em uma das unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná)

capa.jpg

De acordo com as informações, interessados devem se inscrever em uma das unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) (Foto: IDR)

Os interessados em disputar o concurso ‘Café Qualidade Paraná 2022’ podem se inscrever até 30 de setembro em uma das unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná). O certame é aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. A intenção é promover a bebida e valorizar o cafeicultor paranaense.

De acordo com as informações, além de premiar os vencedores, a edição deste ano celebra também o 20º aniversário do concurso. A disputa ocorre nas categorias café natural, cereja descascado e fermentação induzida. Nos cafés de processamento natural, ou via seca, os grãos seguem inteiros para a secagem, enquanto têm a polpa retirada no método cereja descascado, ou via úmida.

É possível disputar até duas categorias simultaneamente. Contudo, o produtor deve ficar atento ao tamanho do lote, (até cinco sacas de 60 quilos) beneficiadas para café natural e cereja descascada. E de 15 a 60 quilos na classe fermentação induzida. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, menos de 11,5% de umidade e apresentar no máximo 12 defeitos.

Os lotes inscritos passam por duas avaliações. A primeira é física, com base na Classificação Oficial Brasileira (COB), e detecta a quantidade de grãos defeituosos nos lotes como, por exemplo, grãos quebrados ou avariados. Na segunda avaliação – prova de xícara de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA) – são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Conforme as informações, a divulgação dos vencedores ocorrerá em 24 de novembro, em Apucarana, cidade da cafeicultora Solange Aparecida de Araújo, campeã da categoria natural em 2021. A íntegra do regulamento pode ser acessada aqui.

PRÊMIO

Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra do lote pela cotação da B3 no dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Ao fazer a inscrição, o cafeicultor pode também optar por uma avaliação do quesito sustentabilidade da produção do lote. Desse modo, os profissionais do IDR-Paraná fazem uma auditoria da propriedade. Por fim, as três mais bem posicionadas recebem certificado de boas práticas.

SERVIÇO

20° Concurso Café Qualidade Paraná
Inscrições: até 30 de setembro – escritórios municipais do IDR-Paraná
Mais informações: www.cafequalidadeparana.com.br

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo