22/08/2023
Economia

Caged: Guarapuava fecha o mês de maio no vermelho

imagem-94180

Cristina Esteche

Pela quarta vez consecutiva Guarapuava apresenta mais desligamentos do que contratações no mercado formal de trabalho. Os números foram divulgados nesta sexta feira (19) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Em maio o município perdeu 34 empregos com carteira assinada, contra 10 em fevereiro, 60 março e cinco em abril. Em janeiro, o município comemorou 347 admissões. Com esse número, Guarapuava continua com saldo positivo (248) , mesmo somando o acumulado dos últimos quarto meses deste ano.

De acordo com o chefe da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, as perdas de maio são atribuídas, principalmente, à entressafra do cultivo da batata. “Nesta época acaba a colheita e muitos trabalhadores são dispensados”. De acordo com Campos, nesta semana um empresário de Entre Rios dispensou 36 trabalhadores e uma rede de seupermercados deu a conta para 180 funcionários.

Porém, Adalberto Campos diz que a expectativa para os próximos meses é de aquecimento na economia de Guarapuava. “Temos aí as contratações que serão feitas pela Araupel (700 empregos) e para as obras do shopping”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.