22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Caixa é condenada a indenizar cliente transgênero e atualizar nome nos registros

Conforme a juíza Marta Ribeiro Pacheco, o cliente tentou por pelo menos sete meses atualizar os dados na instituição

Caixa é condenada a indenizar cliente transgênero e atualizar nome nos registros (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal de Guarapuava foi condenada a indenizar um cliente transgênero por danos morais. Isso ocorreu, após a instituição não incluir o novo nome dele nos registros do banco. Conforme o G1, a Caixa deverá pagar R$ 10 mil ao cliente e fazer as alterações de nome e gênero em todos os cadastros e sistemas da instituição. A decisão é da juíza federal Marta Ribeiro Pacheco, da 1ª Vara Federal de Guarapuava.

Conforme as informações da Justiça, o cliente já havia alterado o próprio registro civil em 2021. Assim, fez a emissão dos novos documentos pessoais e foi até a Caixa para que o banco fizesse a atualização dos dados. No entanto, mesmo após informado que a mudança ocorreu, constatou que o nome antigo permanecia em todos os ambientes de atendimento do banco, como aplicativos, transferências e PIX.

Ainda de acordo com a justiça, por ter uma microempresa individual (MEI) de promoção de vendas, o cliente precisava explicar a situação a cada transferência recebida ou feita. Em alguns casos, as pessoas estranhavam a diferença entre o nome apresentado no serviço e no momento do pagamento, o que gerava constrangimento.

DIREITO

Na decisão, a juíza federal ressaltou que o direito à alteração do nome e do gênero da pessoa está amparado pelo ordenamento jurídico. E, implica, consequentemente, no dever das instituições educacionais, de saúde, bancárias, entre outras, de atualizarem os cadastros, sendo inadmissível qualquer oposição.

“Não há dúvidas quanto aos fatos, seja acerca da alteração do nome e gênero, seja a exposição perante terceiros, por pelo menos sete meses, cujos comprovantes das transações são gerados também para o recebedor. O abalo moral se dá ‘in re ipsa‘, isto é, presumido, pois decorre do próprio fato. Nestes termos, é inegável o dever de indenizar”.

*(Com informações do portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.