Acessibilidade, mobilidade urbana e sustentabilidade. São estes três pilares que traçam o projeto arquitetônico para a revitalização do Calçadão da XV de Novembro. Principal artéria do Centro de Guarapuava, o Calçadão remonta o fim da década de 70 e início dos anos 80. Depois de criado na gestão do ex-prefeito Cândido Pacheco Bastos, o local só teve uma reforma feita pelo ex-prefeito Cesar Franco.
De lá para cá, empresários do Centro listaram demandas acatadas pelo prefeito Celso Góes. De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa, após pesquisas on-line em cidades e no exterior, o projeto está pronto. As mudanças começam na rua Brigadeiro Rocha e seguem até a Saldanha Marinho a um custo de R$ 14 milhões (Paraná Cidade). Nessas oito quadras, o piso ‘petit pave’ vai dar lugar a um produto moderno.
Pensamos num produto apropriado, acessível a todas as pessoas. Hoje cadeirantes, quem usa bengala, mulheres de salto alto, têm dificuldades de andar.
E para facilitar o acesso, as guias vão estar em único nível, sem meio-fio. A exceção, conforme Paulo Dirceu, fica por conta das travessas das ruas Capitão Rocha e Vicente Machado, onde permanecem a pavimentação em CBOQ. De acordo com Paulo Dirceu, quando o assunto é a mobilidade urbana o cuidado com as pessoas continua em primeiro lugar.
“O projeto contempla a mobilidade de ciclista, motociclistas, skatistas, patinetes, o transporte coletivo, o comércio do local. Queremos dar mais vida ao comércio. Para isso, está sendo criado, ao estilo de condomínio, entre a Capitão e a Brigadeiro, pontos quer terão quiosques, pequenas lojas, com sanitários acessíveis, fraldários. “Essas lojas serão as responsáveis pela manutenção dos sanitários”. Para esses espaços haverá chamamento público. Haverá também placas fotovoltaicas.
TRÁFEGO CONTINUA IGUAL
Já o tráfego de veículo vai continuar com o mesmo sentido atual e a pista vai receber pavimento rígido. Uma espécie inédita de grelha vai ser implantada para o escoamento da água nas galerias pluviais. As cores também vão predominar como forma de diferenciar as espaços.
De acordo com Paulo Dirceu, para a primeira etapa estão ocorrendo discussões com a empreita Milano, de Londrina, que venceu a licitação. ‘Estamos na fase de elaboração do cronograma para o início das obras”.
SERVIÇO
Neste sábado (16), às 10h, o prefeito Celso Góes autoriza o início das obras. O local da assinatura é a Praça 9 de Dezembro.
Leia outras notícias no Portal RSN.