22/08/2023



Geral

Calorão vai continuar no Paraná, prevê Simepar

imagem-80232

O Paraná registrou nessa segunda feira (13) temperaturas acima de 30ºC em mais da metade dos 399 municípios. Em alguns, o termômetro se aproximou dos 40º, segundo o Simepar. O meteorologista Tarcísio da Costa informa que não há previsão de chuvas para os próximos dias e as temperaturas elevadas devem continuar durante toda esta semana. 

A falta de chuva provoca a permanência de ar quente e seco no Estado e deixa a umidade relativa do ar abaixo de 30% em praticamente todas as regiões, principalmente no Norte e Noroeste. 

Segundo o Simepar, o município de Cianorte, na região Noroeste, foi o que registrou maior temperatura, com 39.8ºC. No fim de semana, a cidade chegou a registrar a temperatura de 40°.

“O índice de umidade relativa do ar só vai se elevar quando tivermos uma frente fria com força suficiente para vencer essa massa de ar seco e quente que perdura há dias”, disse o meteorologista. 

MAIORES DESTE ANO 

O Simepar registrou no último fim de semana as maiores temperaturas deste ano. De acordo com o instituto, elas foram até mais elevadas que as registradas no mês de fevereiro. 

As cidades que tiveram as maiores temperaturas foram Cianorte (40,1°C), Cambará (39,8°C), Cascavel (37,4°C), Entre Rios (33,6°C) e Guarapuava (33,2°C). 

Ainda segundo o Simepar, a imagem de satélite mostra que há muitas nuvens nas regiões Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estando associados a eventos de temporais em diversos municípios destes Estados. 

No Paraná, a situação é bem diferente. O ambiente extremamente seco e quente inibe a formação de nuvens. Apenas na região de divisa do Paraná com Santa Catarina é que há nuvens mais desenvolvidas. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo