Até o final deste mês uma das rotatórias de Guarapuava sediará um novo monumento. Será um extintor. O equipamento será implantado na Avenida Manoel Ribas, esquina da Rua das Rosas, em frente ao Fórum Desembargador Guarita Cartaxo.

Local onde o extintor será instalado (Foto: Caio Budel/RSN)
Aprovado em três votações pela Câmara de Vereadores de Guarapuava, de acordo com o gabinete do vereador Luiz Juraski, autor do Projeto de Lei, a matéria foi uma solicitação feita pelo Rotary Clube de Guarapuava. O investimento será oriundo de recurso privado.
De acordo com o presidente do clube de serviço, Adair Antônio Mendes Júnior, será uma homenagem ao Corpo de Bombeiros que comemora 56 anos em Guarapuava e 106 no Paraná. “O bombeiro combate o fogo”, afirmou o presidente justificando a imagem do extintor.
O extintor sobre rodas terá 1,70 metro por 0,70 centímetros, segundo o PL de Juraski, e deverá ser inaugurado até o dia 30 deste mês. “Vamos começar a fazer a base para então colocar o extintor durante uma solenidade”, informou Júnior.
OUTRAS
Anjo, padre, colonizador, são algumas das homenagens propostas por vereadores em rotatórias de Guarapuava. A mais polêmica até agora foi a estátua de Diogo Pinto de Azevedo Portugal, implantada na Avenida Manoel Ribas, esquina com a Avenida Sebastião de Camargo Ribas. Instalada na última gestão do prefeito Fernando Carli a desproporção entre o cavalo e o colonizador fez com que o animal se tornasse a referência: “O trevo do Cavalo”, como é comumente chamado.
Na Avenida Moacir Silvestri, esquina com a Aragão de Mattos Leão Filho, a figura do Padre Arnaldo Jansen é um indicativo do caminho que leva ao bosque do mesmo nome. No bairro Bonsucesso, a imagem de um anjo remete à Igreja Santos Anjos, sediada no mesmo bairro.
No Trevo do Índio, a imagem do Índio Guairacá surge imponente. Ele é o autor da célebre frase: “Esta terra tem dono”.