A Mesa Diretora e demais vereadores de Prudentópolis vão suspender o pagamento do subsídio mensal do ‘tucano’ Adão Kostecki Primo. De acordo com decisão do Tribunal do Júri, ele está condenado a pouco mais de 17 anos de prisão em regime fechado. Adão é autor do assassinato de Vicente Cravelin e da tentativa de matar Márcio Candido em 2009.
De acordo com o presidente do Legislativo Municipal, Lucas Sanches, a Mesa pediu orientação ao Tribunal de Contas do Paraná. “O TC impõe a suspensão do pagamento dos subsídios de vereadores presos. Além disso, por consequência, estão impedidos de exercer os mandatos”.
Entretanto, ainda não há nenhuma decisão quanto à possível perda de mandato por parte do vereador. Todavia, a legislação prega que qualquer parlamentar que deixar de comparecer a um terço das sessões legislativas, e não estiver de licença ou em missão pelo parlamento, pode perder o mandato.
Conforme Lucas Sanches, a Câmara aguardará os próximos atos processuais, nos quais ainda cabem recursos da parte envolvida. “Só então poderemos avaliar os efeitos da condenação e da própria prisão. Além de analisar tecnicamente a possível adequação às previsões regimentais e legais”.
Leia outras notícias no Portal RSN.