Da redação – A Câmara Municipal de Vereadores divulgou a lista de funcionários comissionados e efetivos. São 91 funcionários ao todo. Destes, 51 são cargos indicados por vereadores e outros 40 são efetivados na atual gestão do presidente Admir Strechar (foto).
O quadro de funcionários efetivos atende a parte administrativa da Câmara. São 6 motoristas, 2 auxiliares de plenário, 2 consultores técnicos (advogados), 2 assistentes de manutenção/serviços, 2 analistas de sistemas, 1 analista administrativo, 3 operadores de filmagens, 5 auxiliares de serviços gerais, 2 oficiais administrativos, 3 assistentes técnicas, 2 telefonistas, 1 analista financeiro, 1 chefe de serviços gerais, 2 recepcionistas, 2 auxiliares administrativos, 1 analista de controle interno, 1 copeira, 1 contadora, 1 técnico legislativo.
Os cargos de confiança dos vereadores e da Mesa Executiva estão assim divididos: 34 assessores de gabinetes para 12 vereadores, 3 assessores de secretaria, 3 coordenadores de gabinete parlamentar, 1 secretário de processos legislativos, 1 secretário de finanças (cargo que era exercido pela ex-esposa do presidente Admir Strechar e que foi exonerada), 1 assessor de controle de patrimônio, 2 assessores de Relações Públicas, 1 secretário de administração, 1 diretora de gabinete da presidência, 1 diretor de serviços gerais, 1 assessor jurídico, 1 assessora de gabinete da presidência, 1 assessora legislativa.
Entre os funcionários comissionados está a ex-vereadora Almira Angelucci (PTB) que exerce o cargo de assessora legislativa, o ex-presidente da Comicro (Cooperativa de Pequenos e Micros Produtores Rurais de Guarapuava e Região, Rubens Toledo (coordenador de gabinete parlamentar); o presidente da UGAM (União das Associações de Moradores de Guarapuava), Alceu Nascimento, entre outros.
A relação foi publicada no Boletim Oficial do Município (27 de março a 2 de abril).
O que chama a atenção é que os dois contratados para ocupar as vagas da assessoria de Relações Públicas (Vilma Aparecida dos Santos e Lirio Ferreira Vivan dos Santos) não atuam na área. O cargo de RP na Câmara equivale a assessoria de imprensa. Neste ano não foi nomeado ninguém da imprensa para exercer a função. Os releases oficiais estão sendo emitidos pelo radialista Tonico de Oliveira como "free lance".
O vereador Hamilton Carlos de Lima (PP), o Pé-de-Cana também recebia como coordenador de gabinete parlamentar, nomeado no dia 1o de junho de 2009. Ele foi exonerado pelo Decreto 12/2010, antes ser assumir a vaga deixada pelo ex-vereador Fernando Alberto dos Santos (PP), o Fernando da Maçã, que abriu mão do seu mandato para retornar a Surg.