Cristina Esteche
A semana política em Guarapuava começa com a primeira de três votações de projeto de lei de autoria do lider da bancada de oposição, Elcio Melhem (PP), que visa "cassar" o título concedido ao governador Beto Richa ainda em 2013. Com um único voto contrário – justamente de Melhem – , o governador do Paraná passou a ser Cidadão Honorário de Guarapuava, numa homenagem proposta pelos vereadores Neto Rauen (PPS) e Valdir Kukelcki (PPS). Ele ainda não recebeu o título.
Entretanto, serão necessários dois terços do número de vereadores para que o projeto de lei seja aprovado, o equivalente a 14 dos 21 vereadores.
A proposição de Melhem vai no embalo do momento político negativo vivenciado pelo governador Beto Richa, após o embate com professores e outros servidores públicos e que culminou nas agressões física e moral contra a categoria no dia 29 de abril deste ano, no Centro Cívico. A categoria promete lotar as dependências da Câmara para pressionar os vereadores a provarem o PL.
A Rede Sul de Notícias tentou contato com a maioria dos vereadores, porém, nenhum dos contatos, incluindo o presidente João Napoleão, atendeu o telefone celular.