22/08/2023



Geral

Câmara instaura CEI para investigar Julio Makuch

imagem-96597

* Por Rogério Thomas

A Câmara de Vereadores de Prudentópolis instaurou uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar os fatos e apurar se houve cometimento de irregularidades por parte do presidente afastado pela Justiça do cargo de vereador, Julio Makuch. A primeira reunião da CEI acontece na tarde desta terça feira (04), a partir das 15h00, na Câmara de Vereadores. A sessão é restrita aos vereadores.

A comissão foi instalada a partir de requerimento apresentado na sessão legislativa dessa segunda feira (03). O requerimento partiu da Mesa Diretora e foi subscrito por dez vereadores e visa apurar os fatos apontados pelo GAECO, de suposto envolvimento na participação da empresa Alerta, que prestou serviços de monitoramento eletrônico para o Município de Prudentópolis.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a CEI pode ser constituída a fim de apurar irregularidade administrativa, tendo poderes de investigação, apontando em seu relatório final irregularidades e indicação de provas, caso se confirmem ou não os fatos apontados. Esse relatório final será transformado em um Projeto de Resolução e apresentado para aprovação plenária, condenando ou absolvendo dos fatos citados. A comissão deve ouvir os envolvidos, juntar documentos, examinar provas e atuar com poderes semelhantes das autoridades judiciais, dentro do seu respectivo poder de atuação.

O prazo regimental para conclusão dos trabalhos é de 20 dias, podendo ser prorrogável por mais um período. Sua composição é de três membros, os quais indicarão um presidente, um relator e um secretário. A instalação da mesma, conforme foi requerido, se dará a partir do recebimento dos autos junto à Justiça, para que se tenha em mãos os fatos que envolvem a investigação.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo