Nesta segunda (22), o auditório da OAB em Guarapuava sedia uma roda de conversa. O tema ‘Vozes do Enfrentamento: como Guarapuava reduziu os números de feminicídio’, reúne cinco mulheres num debate que tem como ‘pano de fundo’ a violência contra a mulher.
A roda, conforme a programação, começa às 19h e conta com a advogada Maria Cecília Saldanha (OAB), Priscila Schran Lima (Secretária da Mulher), Ana Carolina Hass de Miranda Castro (delegada), Luana Dias Schuarcz (PM) e Fernanda Bugai (pesquisadora).
A conversa integra a programação alusiva ao Dia de Combate ao Feminicídio, que conta com a segunda edição da ‘Caminhada do Meio-Dia’. Em 2022 mais de 70 municípios promoveram o ato, de acordo com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Em Guarapuava, onde o movimento começou, há exibição de cartazes, balões e faixas, pedindo a conscientização da população na luta contra esse crime. De acordo com a programação, a concentração é a partir das 11h em frente à sede da OAB Guarapuava, na rua Padre Chagas, 4476, no Parque do Lago. Serão entregues balões brancos aos participantes. A sugestão é que as pessoas vistam camiseta branca. A organização é da OAB Guarapuava e Semipi – Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. É de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB). A data marca a morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima do crime. O autor do crime, Luiz Felipe Mavailler, encontra-se julgado e condenado a mais de 30 anos de prisão.
Leia outras notícias no Portal RSN.