Uma caminhada da Praça Cleve até a Rua Quintino Bocaiúva foi a forma escolhida pelo Sest/Senat e outras entidades de Guarapuava para alertar a sociedade sobre a importância do enfretamento da violência sexual infanto juvenil. O evento está acontecendo hoje (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A caminhada teve início às 09h00.
Com o slogan Eu apoio essa ideia, o Sest/Senat distribuirá camisetas e material educativo à população sobre o Programa de Enfretamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA), desenvolvido nacionalmente pelo Sest/Senat desde 2004.
Serão percorridos aproximadamente 1.200 metros, incluindo oito quarteirões do calçadão. A iniciativa terá a participação das secretarias municipais de Promoção Social e da Saúde, Conselho Tutelar, Lions Clube, Rotary Clube, Clube Soroptimista, entre outras entidades.
ESCA
O Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pelo Sest/Senat para conscientizar trabalhadores do setor do transporte e a sociedade sobre a importância do enfrentamento e também de denunciar a exploração sexual infantojuvenil. O Disque 100 recebe ligações gratuitamente, 24 horas por dia, e não é preciso se identificar.
As atividades ocorrem principalmente pela atuação de caminhoneiros, frentistas, taxistas e donos de postos de combustíveis que se dedicam voluntariamente na condição de agentes detransformação social (ATS) para conscientizar colegas de trabalho e a população em geral sobre esse grave problema social.